Páginas

Seguidores

terça-feira, 24 de maio de 2011

Jogo Mancala

Trabalho realizado pela Profªa Eurlyne Lustoza durante a realização do Projeto Africanidades na EMEF, pelas 4ªs séries de 2010 a qual era a responsável:




Para mais imagens CLIQUE AQUI

Mancala é a designação genérica de um agrupamento numeroso de jogos cultivados na África que guardam entre si diversas semelhanças.

Esses jogos forma considerados, sobretudo na África, como tendo privilégios especiais ligados a aspectos não só de caráter mitológico, como sagrado, hierárquico e divinatório.

Os tabuleiros de alguns jogos faziam parte dos objetos sagrados, usados em rituais e eram peças  de muito valor que passaram de geração em geração, acompanhavam a classe social de quem jogava e podiam ser escavados na areia, ou riquíssimos, bastante elaborados.

As peças variavam de acordo com as crenças e costumes do povo, usando-se, em geral, sementes.

O objetivo dos jogos é capturar mais sementes que o adversário.

As regras variam, mas o comum entre eles é que o jogador não pode deixar o campo do adversário sem sementes.

A mecânica do jogo é inteiramente dependente do raciocínio, requerendo perícia na previsão dos lances, raciocínio claro e pronto para resolução de problemas de cálculo mental.

ETAPAS DO TRABALHO COM OS ALUNOS.

1º – texto informativo – História/Origem do jogo

2º – Confecção do tabuleiro

3º – seleção de sementes

4º – Texto instrucional de duas vertentes do jogo: KALAH e AWATÉ.

5º – Instrução de duplas que multiplicaram ensinando as regras e o jogo aos colegas.

6º – Exposição do jogo com alunos ensinando os alunos de outras séries que quisessem aprender o jogo.

Kalah

Praticado na Argélia e em todo norte da África.

1º – Distribui-se 4 sementes em cada casa, exceto os depósitos.

2º – Tirar a sorte para ver que começa o jogo.

3º – Pega-se todas  as sementes de qualquer casa do seu campo e “semeia-se” um sentido anti-horário, colocando-se uma semente em cada casa, incluindo-se o seu depósito e as casas do adversário.

4º – Se a última semente cair em seu depósito, o jogador tem direito a fazer novo lance.

5º – Se a última semente cair na casa vazia do seu território capture todas as sementes da casa frontal adversária.

6º – A partida termina quano:
è todas as peças de um jogador forem capturadas.
è um jogador não tiver mais sementes em suas casas,

7º – Vence quem tiver maior número de sementes no depósito.

por Eurlyne Lustoza

Nenhum comentário: